sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O bicho esquisito que todo mês sangra

Menstruação. Eu achava a própria palavra meio horripilante, com aquele monstruoso encontro consonantal lá no meio. São quatro consoantes descendo a ladeira aos trombolhões, todas tortas e chega uma hora elas batem de cara com a cedilha, só o u e o a no meio, meio tirando sarro de tanta falta de jeito. A minha primeira foi com doze anos.
Tomei um susto, mesmo sabendo sobre os pássaros e abelhas daquele jeito que mamãe e a professora de ciência tinham informado. Logo começou aquela coisa de querer brincar de boneca e beijar na boca ao mesmo tempo e o medo se sujar as calças em público e a minha mãe me deu os pêsames pelo incômodo. Assim eu fui descobrindo que ser mulher aparentemente era ser portadora de deficiência: arranca pelo, encolhe barriga, faz regime, bota salto, pinta a boca, aperta os peitos, fecha as pernas. Só sendo um monstro natural pra precisar de tanta correção, não é mesmo? Demorei vinte e poucos anos pra fazer as pazes com tudo isso. Menos com os sutiãs. Esses serão meus inimigos para sempre.
Quanto à menstruação, gosto dela agora. É como uma prima chamada Asdrualda,nome estranho, gente boa. Minha amiga, nunca me deixou na mão, e francamente, quando vem me visitar me dá muita alegria. Então, resolvi comprar um presentinho de natal pra ela. Li umas pesquisas sobre absorventes femininos descartáveis, e fiquei encucada com a questão da segurança química deles, além de ficar ainda mais bolada com algo que me incomoda muito - eles são plásticos e podres em termos de meio ambiente. Daí eu vi uns de pano muito fofos, aparentemente espertos em questão de design e limpeza, e resolvi começar a cumprir minhas promessas de ano novo: ação. Comprei.
Vamos ver como funciona.
Mas o engraçado foi que, enquanto eu pesquisava o assunto, me deparei com comentários muito interessantes a respeito dos trocinhos. Existem comunidades no orkut a favor, fóruns de discussão, mulheres furiosas se revoltando contra quem usa, outras opções de absorventes ecológicos, o moon cup, etc, etc.
Aparentemente, é todo um mundo de possibilidades e paixões.
Achei engraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário